TRIPS

Foto destacada

VIAGEM A PORTUGAL

Oieeeeee, gente do céu o que é aquela cidade do Porto e aquele Rio Douro?! Estou apaixonada! Preparem-se, pois quem não conseguiu acompanhar minha trip com a @brasiltravelnews a convite da @feeldouro, irá viver um pouco dos dias incríveis que vivi e quem viu vai relembrar e reviver momentos mágicos, marcantes e inesquecíveis.

Primeiro, quero deixar claro quem foram meus parceiros nesta trip incrível em Portugal, para que vocês saibam utilizar cada um como guia, roterista, referência e parceiros para que possam viver tudo o que vivi.

A BrasilTravelNews é um grupo de comunicação brasileiro (revista, site www.brasiltravelnews.com.br, tv Instagram @brasiltravelnews ) que está no mercado há 30 anos, divulgando experiências de turismo pelo mundo.

A @feeldouro é uma empresa náutica portuguesa, com localização na cidade do Porto (site www.feeldouro.com). No mercado há 4 anos, organizam passeios terrestres e cruzeiros. A FeelDouro atua em três segmentos de negócio: o Cruising, que disponibiliza cruzeiros turísticos no rio Douro; o Yacht Charter, que permite o aluguel de barcos sem skipper (marinheiro), e o Adventure, que organiza programas de turismo ativo, englobando as modalidades de SUP (Stand up Paddle), Surf e Kitesurf, tanto no Rio Douro, como na costa litoral norte. A empresa possui seis embarcações; a quantidade de dias a bordo pode ser programada pelo cliente, ou deixar a cargo deles, desde hospedagem a alimentação, que foi o que nós fizemos e nos demos MUUUUUUITO BEM! Vamos lá?!

A cidade do Porto e a região do Rio Douro ficam localizadas ao Norte de Portugal e têm o turismo bem voltado pro vinho, afinal é nesta região que é produzido o famoso vinho do Porto e muitos outros, conhecidos por eles por “vinhos de mesa” e por nós apenas como vinhos tintos, brancos, roses e por aí vai.

Com um dos melhores solos, relevo e temperatura para se produzir vinho, a região tem se tornado cada vez mais conhecida pela qualidade dos seus produtos, recebendo premiações variadas. A região do Douro é tão encantadora que em 2001 se tornou patrimônio da UNESCO.

Quando recebi o convite, confesso que fiquei um pouco preocupada, afinal estou grávida e estaria com 6 meses de gestação, fui a minha médica e quando apresentei o roteiro ela me liberou e me disse inclusive que me faria super bem.

Chegamos na cidade do Porto na manhã do dia 6/03. Sim, existe voo direto BRASIL—PORTO. Fomos recebidos no aeroporto pela @feeldouro e passamos os primeiros dois dias no Hotel Intercontinental. Apesar da arquitetura ser do século XVIII e sua decoração serem super clássica, o Hotel é toooodo reformado internamente, com acomodações incríveis, um atendimento, café da manhã e uma das melhores localizações para quem deseja conhecer a pé a cidade do Porto, e foi isso que fizemos após um almoço maravilhoso de boas-vindas com a @feeldouro no próprio restaurante do hotel, o Astória, que é aberto ao público.

À noite, eles nos levaram para conhecer um restaurante bem na moda atualmente: o Flow. E desfrutamos de uma culinária tradicional com um toque internacional. Muito bom!

Na manhã do dia 7/03, a @feeldouro nos pegou e fomos conhecer melhor a cidade com eles. Passamos no Mercado Público do Bolhão, na confeitaria super tradicional que fica em frente ao Mercado conhecida por Confeitaria do Bolhão. Demos uma passadinha no café Magestic, que também é um ponto turístico super importante, pois funciona desde de 1921 e tem uma arquitetura belíssima, e de lá fomos almoçar no Cantinho do Avillez, onde finalmente comi bacalhau. Hehehe! E que bacalhau! O restaurante é do chef José Avillez e oferece uma culinária moderna com um toque molecular e diferente, porém com ingredientes tradicionais, o que torna o restaurante incrível e com um cardápio com um ótimo preço. O chef tem vários livros publicados e seis restaurantes em Portugal.

À tarde conhecemos a Douro Marina às margens do Rio Douro, onde fica localizado um dos pontos de partida para os cruzeiros da @feeldouro. Que lugar lindo! De lá, fomos conhecer a cave da Graham’s e foi aí que iniciamos a nossa experiência com os vinhos. Neste dia, finalmente descobri como é feito um vinho do Porto e qual a diferença entre ele e um outro vinho comum. Andamos a cave inteira com um funcionário local que nos explicou todo o processo, degustamos alguns rótulos, compramos algumas garrafas com o preço super justo, afinal estamos na casa deles, e fechamos o dia com chave de ouro, jantando no restaurante Vinum que fica anexo à cave, mas que é aberto ao público independente da visita. Que atendimento, que comida, que estrutura! O cardápio é feito com produtos locais, porém de forma requintada. Provei pela primeira vez uma das minhas paixões de agora em diante: a famosa alheira, que é tipo um embutido bem temperado, delicioso. Um dos pratos principais também foi a famosa “vaca velha”, isso mesmo: é boi velho, mas que, segundo o simpático somelier Eliseu, “a vaca vai para um SPA antes de chegar a sua hora”. kkkkkkkk

Acordamos no dia 8/03 cedinho e fomos direto com a @feeldouro para a cidade de Pinhão, que também fica às margens do Rio Douro,outro local onde a empresa atraca e desembarca seus barcos. Aí sim começou a parte, pra mim, mais incrível da viagem, o cruzeiro pelo Rio Douro. Cada barco da empresa tem o nome de um tipo de vinho, embarcamos no Ruby. O nosso barco tinha capacidade para 12 pessoas passearem e dois quartos para dormir. O cliente pode escolher dormir no barco (suuuuper confortável) ou parar em hotéis na margem do Rio Douro, que foi o que fizemos para conhecer também as empresas locais. Fomos acompanhados do skipper Ricardo e da assistente de bordo Luiza. Eu me apeguei tanto a eles que no fim do cruzeiro sofri pra me despedir. Caso o cliente tenha experiência e habilitação, também pode alugar o barco sem tripulação. Acho demais a flexibilidade que a @feeldouro tem com seus clientes.

O Rio Douro é dividido em 3 sub-regiões, o Baixo Corgo, o Cima Corgo e o Douro Superior, de onde saem alguns dos melhores vinhos da região, pois é a parte que menos chove e tem a melhor condição para a produção. Nos três dias de cruzeiro nos encantamos com tudo. A paisagem é surreal! Ficamos 100% rodeados por vinhas. Incrível a experiência de ver de pertinho algumas das quintas mais conhecidas do mundo. Inclusive, paramos para conhecer de perto algumas, como a Quinta do Bonfim e a Quinta Nova. Outro momento inesquecível também foi passar por uma eclusa (CHOQUEI!!!), nunca tinha vivido a experiência de mudar de nível de rio dentro do próprio barco.

No primeiro dia de Cruzeiro paramos para almoçar no Restaurante Cais da Ferradosa, que foi uma antiga estação de trem, com uma estrutura linda à margem do Rio Douro e um preço maravilhoso, cerca de 12 euros por pessoa. De lá, seguimos para a cidade de Torre de Montecorvo, onde fomos recebidos pelo Mário, parceiro local da @feeldouro, uma figura! Ele nos levou até a cidade e lá nos surpreendemos com uma festa local, uma feira medieval muuuuuito divertida. Jantamos no melhor restaurante da cidade, O Lagar, onde comemos uma comida deliciosa e bem tradicional. Na primeira noite dormimos no Hotel Casas do Côro, localizado em Marialva, e ficamos chocados com a estrutura que o hotel oferece, quartos suuuuper espaçosos e luxuosos, foi a melhor cama que dormi a viagem inteira e olhe que só peguei cama tooop. O café da manhã e o SPA que o hotel oferece são bem estilo hotel butique, todos os detalhes são incríveis e ter isso tudo no meio de uma cidadezinha o torna ainda mais atraente.

Ao acordar, dia 10/03, o Mário nos encontrou e fomos conhecer o Museu do Côa. Localizado na margem do Rio Côa, um dos afluentes do Rio Douro, o Museu choca com sua grandeza e modernidade, lá existe um sítio de gravuras com a mais antiga datada de 30.000 anos. O local é tão rico em cultura que em 1998 se tornou patrimônio da UNESCO. Almoçamos por lá mesmo, o restaurante do museu é muito agradável e tem uma das vistas mais lindas que vi a viagem inteira. Ficamos encantados com as entradas e a alheira no cogumelo gratinada com queijo foi inesquecível. É impossível sentar em qualquer restaurante que seja e não comer quase que obrigatoriamente as conhecidas “tapas” que antecedem a refeição principal.

Após o almoço embarcamos novamente com destino ao Hotel The Vintage House, na cidade do Pinhão. Com arquitetura bem clássica, antes de ser hotel era uma cave de vinho Taylor’s, conservando alguns detalhes da arquitetura até hoje. Fomos recebidos com um jantar maravilhoso no restaurante do hotel e me senti uma princesa quando entrei no meu quarto, que lindoooo! O banheiro todo trabalhado com azulejo português me deixou apaixonada também.

Assim que acordamos fomos conhecer a Quinta do Bonfim. Mais uma aula sobre vinhos e desta vez andamos entre as vinhas e me encantei muito pelo lugar. Não são todas as quintas que são abertas ao público, mas a Quinta do Bonfim tem toda a estrutura pra receber bem o visitante e no final além da prova tem a loja de vinhos que é onde a gente enlouquece pra comprar. Nosso almoço neste dia foi bem especial, embarcamos novamente e conhecemos a Quinta Nova, que além de fazer o tour com seus clientes, tem acomodações super aconchegantes caso o cliente queira se hospedar por lá. O restaurante tem uma comida incrível! Foi uma das melhores saladas de polvo e vitela que comi durante a viagem. Duas semanas antes, a atriz Giovana Antonelli havia se hospedado lá para passar seu aniversário.

Direto da Quinta Nova partimos para nossa penúltima hospedagem, o Hotel Sixsenses, que foi para mim uma das experiências mais agradáveis. Me identifiquei muito com o perfil do Hotel: moderno e bem preocupado com a alimentação saudável e produtos orgânicos, tem um SPA incrível e pacotes que podem ser comprados para que o hóspede realmente descanse e desintoxique o organismo e a mente. O restaurante é demais e muitos dos alimentos são orgânicos e produzidos por eles mesmos. Assim que acordamos a @feeldouro nos pegou e retornamos ao Porto e nosso almoço foi uma refeição super típica que não podíamos deixar de provar: a famosa “francesinha”. É como se fosse um sanduíche com tudo que tem pela frente dentro, coberto com queijo e um molho especial de tomate, QUE DELÍCIA! Acompanhado por uma cervejinha, não existe coisa melhor!

De lá fomos bater perna pela cidade do Porto. Conhecemos a famosa livraria Lello, com origem em 1896 e depois fomos às compras e conheci uma loja incrível a @fatimamendes_stores. Essa loja trabalha só com marca top, DolceGabana, Celine, MacJacob, Philipp Plein, Givenchy, Valentino, etc e atende desde criança a adulto. Quase piro com tanto coisa linda, bolsas, calças e looks de babar, mas o melhor mesmo são os preços pois o imposto de Portugal é muuuuuito menor que o Brasil, então as peças apesar de serem em euro, saem muitas vezes menos da metade do preço e para quem tiver interesse eles mandam pro mundo inteiro pelo correio, fica aí mais uma dica top pra quem curte essas marcas, pois a loja já existe há 30 anos então é super segura.

Nessa noite nos hospedamos no Hotel The Yeatman, com um estilo super clássico, onde já fomos recebidos com um jantar maravilhoso no restaurante do hotel, The Restaurant, ele tem uma estrela no guia Michelin, então vocês já devem imaginar a delícia que foi.

Acordei, curti um pouquinho o spa maravilhoso do hotel, conhecemos a adega que, diga-se de passagem, que adega! São 27.000 mil garrafas, o que torna o The Yeatman o hotel com a maior adega de Portugal. Assim fechamos com chave de ouro nossos dias pelo Porto e pelo Rio Douro com a @feeldouro.

Foi uma experiência inesquecível e que deve ser vivida por todos que curtem vinho, paisagens, culinária, navegar e ter história pra contar. Muito obrigada Brasil Travel News e FeelDouro!